385 compromisso com você e com a Educação!


15/11/2006


Questões

A revolução industrial, como todos os seus episódios sociais e políticos, bem como o aumento, sem procedentes, da confiança no progresso baseado no desenvolvimento da ciência e da tecnológia, são duas característica básicas da sociedade ocidental (SANCHO, 2000), uma sociedade que parece aceitar que fabricação e utilização de ferramentas são fatores determinantes e essenciais de sua evolução. Que parece admitir que o imperativo tecnológico que a leva a assumir, com docilidade, cada nova exigência da tecnológia e a utilizar, sem questionamento, todo novo produto seja portador ou não de uma melhora real, nos conduz, sem remédios, por um caminho inevitável, nos impedindo de atingir o sentido das mudanças e do progresso.

 

Escrito por ciep 385 às 11h09
[ ] [ envie esta mensagem ]

Comente:

a) Você considera que o computador poderá substituir completamente a presença do professor no processo de ensino?

b) Como você encara atualmente a influência dos meios tecnológicos na prática de ensino?

c) Para você o que é mais agradável: o livro impresso ou texto digital? Justifique-se.

d)Escolha duas proposta educativas relacionadas à tecnológia da informação apresentada por Bill Gates, e comente cada uma das propostas escolhidas.

Escrito por ciep 385 às 10h54
[ ] [ envie esta mensagem ]

12/11/2006


Escrito por ciep 385 às 16h12
[ ] [ envie esta mensagem ]

Histórico

O CIEP 385 é fruto do sonho de uma comunidade sofrida e um pouco esquecida, pelo fato de morar do ‘Outro Lado da Linha’, lugar onde tudo é mais difícil.

Neste lugar havia uma várzea onde os meninos da redondeza escolheram para fazer seu campinho de futebol, e nas tardes ociosas se reuniam para ‘baterem uma pelada’, já que esta era sua única diversão.

Quantas histórias, lembranças gostosas daqueles que no passado, tiveram seu momento de glória!

Foi este o lugar escolhido para a construção de uma escola, local onde a criançada tinha hora marcada para se reunir e dar asas à sua imaginação, sonhando ser, quem sabe, um dia um craque de futebol.

 Prepararam o terreno e iniciaram a construção. Carretas com enormes blocos de concreto iam chegando e, aos poucos o prédio foi tomado forma. O “Outro lado da linha” perdeu o seu campinho de futebol, lugar de tantas brincadeiras e ilusões, mas ganhou uma escola enorme, linda, com muitas salas de aula, biblioteca e com uma quadra de esportes, onde a criançada poderá continuar dando asas à imaginação.

No dia 07 de março de 1994, o CIEP 385 – Pastor Augustinho Valério de Souza recebia seus primeiros funcionários e professores. Nesta época, as obras ainda não estavam terminadas e, por isso, os funcionários, professores e diretores, precisaram arregaçar as mangas e organizar a escola, as salas de aula, carregando e colocando nelas as mesas, cadeiras e estantes. O CIEP 385 recebeu o nome de Pastor Augustinho Valério de Souza em homenagem a um pastor da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, que sempre se preocupou com o bem-estar de sua comunidade e com os menos favorecidos, foi ele quem construiu o Hospital Evangélico, várias igrejas, um orfanato e um asilo.

No ano de sua inauguração a Escola tinha 177 alunos matriculados do C. A. à 3ª série, dividida em 07 turmas. A direção era composta pelas professoras Ana Maria da Silva, diretora geral; Maria de Fátima F. Soares, diretora pedagógica; Daniela Alfano Raposo, diretora comunitária e Terezinha, diretora de manutenção.

Em 1995, durante uma tempestade, caiu um raio na biblioteca causando muitos danos e levou bastante tempo até que ela fosse reformada. Neste ano, estavam na direção somente as professoras Ana Maria e Daniela. Em 1996, assumiu a direção da Escola as professoras Valdecira de Araújo Rodrigues, diretora geral e Lessandra Rocha Bastos Marinho, diretora adjunta. Em 23 de novembro do mesmo ano houve a primeira eleição para diretor e a professora Denise Maria Nascibem foi eleita, assumindo o cargo em 1997, sendo reeleita, no ano seguinte, juntamente com a professora Eloísa de Fátima Chicarini, diretora adjunta.Em julho de 1998, a Escola foi reformada e reinaugurada.Em 07 de fevereiro 2000 a professora Denise se afastou, tirando licença maternidade e, a partir desta data, assumiu a direção da Escola, a professora Eloísa de Fátima. Em 16 de agosto de 2001, foi eleita diretora geral a professora Elizabete Porto V. da Silva, permanecendo até o dia 18 de junho de 2004. A referida diretora afastou-se, devido a problemas de saúde, indicando o professor Wlademir Barros Cavalcanti para substituí-la. Aprovado pela Coordenadoria e aceito pela comunidade escolar o mesmo permaneceu no cargo. Entretanto, como estávamos em ano eleitoral, nossa escola foi convocada a participar do processo. As eleições transcorreram bem e o professor Wlademir foi eleito em novembro/2004 com 98% dos votos a seu favor e designado em 20 de dezembro de 2004, confirmando assim sua indicação como Diretor Geral desta Unidade Escolar

Escrito por ciep 385 às 16h03
[ ] [ envie esta mensagem ]

       PERFIL DA UNIDADE

Nível da Unidade: “C”

Número de Alunos: 451

Aceleração: 19 Alunos

Educação Infantil: 25 Alunos

Ensino Fundamental (Ensino Regular): - 1º Segmento - 111 Alunos

                                                               - 2º Segmento - 71 Alunos

Ensino Fundamental (E.J.A.):                - 1º Segmento - 38 Alunos

                                                           - 2º Segmento - 103 Alunos

Ensino Médio – 84 Alunos

Corpo de Direção – 02

Corpo de Assessoramento Técnico-Pedagógico – 03

Corpo de Assessoramento Técnico-Administrativo – 09

Professores: Estatutário – 27

                      Contratados – 09

  G.L.P. – 17

Corpo de Apoio Administrativo: Estatutários: 14

                                                      Contratados: 08

Animador Cultural: 02

Escrito por ciep 385 às 15h58
[ ] [ envie esta mensagem ]

 

Dados da Escola

 

Nome: CIEP 385 – PASTOR AUGUSTINHO VALÉRIO DE SOUZA. U.A. 180501

Endereço: Rua Vereador Aníbal Cardoso – s/nº - Lages – Paracambi/RJ

 CEP: 26.600-000 -

Tel.: (21) 2683-3601 - Tele fax 2683-3436

CNPJ: 00.863.550/0001-34         

 Número do censo: 33038899

Ato de Criação: Decreto nº. 17.279/92

Ato de Denominação: Projeto de Lei nº. 1.588/93

Nível de Ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental (Regular e E.J.A.) e Ensino Médio.

Turnos: 03 (três)

Horário de Funcionamento: 07h30min h às 22h00min h

Diretor Geral: Wladimir Barros Cavalcanti

Diretora Adjunta: Hercília Mello de Andrade

Secretária: Wania Brum Pierre de Souza

Agente Pessoal: Zeni Monteiro

Professor Orientador: Idemilson da Silva

Orientador Educacional: Fernanda Figueira Rodrigues

Orientador Tecnológico: Denise Gomes da Silva

Escrito por ciep 385 às 15h55
[ ] [ envie esta mensagem ]

Escrito por ciep 385 às 15h49
[ ] [ envie esta mensagem ]

Perfil